São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Complexo de skate do pq. Chácara do Jockey é inaugurado no sábado (30)

Por Esportividade
Bowl do Parque Cháchara do Jockey (Cesar Ogata/Secom)

Bowl do parque Chácara do Jockey (Cesar Ogata/Secom)

Um mês após a inauguração do Centro de Esportes Radicais no Bom Retiro, zona central de São Paulo, mais um equipamento esportivo público vai estrear oficialmente. Já a partir deste sábado, dia 30 de abril de 2016, os paulistanos vão poder usar o complexo de skate do Parque Municipal Chácara do Jockey, na zona oeste. Com 1.365 m² de área, segundo a Prefeitura de São Paulo, o circuito de pistas será o maior da cidade de São Paulo e considerado um dos três maiores de uso livre no Brasil.

Destinado não só aos atletas de skate, mas também aos de bike BMX e patins street, complexo está dividido em 2 partes. A seção de street, com obstáculos como corrimãos, paredes inclinadas e escadarias, possui 965 m². Já o bowl, pista em formato de piscina no modelo quadribanks, conta com uma área de 400 m². A utilização de tudo isso vai ser livre. É necessário que os usuários respeitem as normas e os procedimentos de segurança informados no local, tais como uso de capacete e supervisão de menores.

Patinadores também têm espaço; aqui na área de street (Cesar Ogata/Secom)

Patinadores também têm espaço; aqui na área de street (Cesar Ogata/Secom)

O Parque da Juventude Città di Marostica, em São Bernardo do Campo, possui uma área para skate maior que a da Chácara, mas, como é mais antiga, não está tão conservada quanto a paulistano, que é novíssima. O complexo de skate foi projetado em parceria com a Federação Paulista de Skate e estará apto a receber competições nacionais e internacionais.

A Chácara do Jockey pertencia ao Jockey Club de São Paulo, que devia à prefeitura Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para recuperar parte do que era devido, a administração municipal obteve a posse do terreno de 143,5 mil m². Optou por, assim, montar um parque no local.

Ciclistas também fazem manobras no bowl (Cesar Ogata/Secom)

Ciclistas também fazem manobras no bowl (Cesar Ogata/Secom)

Além de campos de futebol, skatepark, quadra poliesportiva, playground e áreas de convivência, o Parque Municipal Chácara do Jockey contará com 150 luminárias LED.

Calçadas do entorno foram requalificadas com piso tátil para deficientes e alargadas em alguns trechos. O parque ganhou ainda um CEI, Centro de Educação Infantil, e uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei). Os muros que cercavam a antiga Chácara do Jockey também foram derrubados e trocados por grades, caracterizando essa área como um parque municipal paulistano, como determina a lei. Em uma segunda etapa, será entregue um polo cultural.

Outras pistas de skate foram construídas ou estão em andamento na atual gestão da prefeitura, como a do Centro Esportivo Ermelino Matarazzo, inaugurada em março deste ano, e outras duas na região da Mooca e Brasilândia, que estão em andamento.

Veja onde fica o Parque Municipal Chácara do Jockey (avenida Pirajussara, 4.748, uma via paralela à av. Prof. Francisco Morato):

Serviço:
Parque Municipal Chácara Jockey
Funcionamento: aberto todos os dias (das 6h às 18h)

Portões de acesso:
Avenida Prof. Francisco Morato, altura do número 5300
Avenida Pirajussara, altura do número 4748
Rua Santa Crescência, 323

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.