São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Diário de Ferro 25/09/2013

Conheça o avanço, peça fundamental para uma boa postura na bicicleta

Por Maurício Ramos

geomesa

Hoje fui pegar a minha filha na revisão. O Edu do Spa da Bike a deixou impecável. Pedi para ele ajustar os aros das minhas rodas de treino, pois estavam bem frouxos. Agora parece nova. Aproveitei para queixar que meus joelhos encostam nos meus cotovelos quando uso o clip; assim, resolvemos que iriamos refazer o bike fit e possivelmente seria necessário comprar outro componente. Acabei descobrindo algumas coisas novas sobre a peça chamada avanço: a peça que liga a espiga do garfo ao guidão.

O avanço, também conhecido como mesa, aparentemente não tem muita importância, mas a sua regulação correta tanto do comprimento como do ângulo de inclinação é fundamental para uma boa postura na bicicleta, aumentando o conforto, diminuindo o risco de lesões e melhorando sua segurança e seu rendimento.

Comprimento e angulação

Esses ajustes só podem ser realizados durante um bike fit, pois dependem inteiramente do corpo do ciclista. Geralmente, o comprimento do avanço é fixo, mas sua angulação pode ser alterada e, mudando o ângulo, podemos alterar a distância do guidão ao quadro. Quando maior for a angulação, menor a distância do guidão. Ao contrário, quanto mais se reduzir o ângulo, maior será a distância do guidão da mesa.

Com o medo de ter de gastar mais dinheiro na compra de outro avanço com um comprimento maior, o Edu sugeriu simplesmente reduzir o ângulo de inclinação, fazendo isso podemos aumentar a distância do guidão em mais de 20 mm, mais do que o suficiente para suprir as minhas necessidades na bike.

Lição do dia: sempre consulte um mecânico competente antes de investir dinheiro na magrela!

Imagem: escoladebicicleta.com.br

Sobre o blog Diário de Ferro

O Diário de Ferro (diariodeferro.com) é um espaço inteligente e criativo para todos os amantes do esporte. Com diversos colunistas em várias áreas, são desenvolvidos debates, discussões e troca de experiências dentro do mundo esportivo. Além disso, acompanhe nossos diários e fique por dentro da forma como pessoas diferentes se relacionam com o esporte, sejam atletas ou entusiastas. Semanalmente o Esportividade publica textos do Diário de Ferro como este que você acabou de ler.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.