São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 15/05/2014

Corinthians x Figueirense: locomoção e numeração serão testadas, diz COL

Por Esportividade
Arena Corinthians (Odebrecht)

Arena Corinthians (Odebrecht)

O jogo Corinthians x Figueirense é realmente encarado pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo como evento-teste para a abertura do torneio internacional, marcada para 12 de junho de 2014. Por isso, neste domingo, dia 18, também será testado o Expresso da Copa, serviço que funcionará durante o Mundial. O trem fará o percurso entre as estações Luz, no centro, e Corinthians-Itaquera, nas proximidades da Arena Corinthians, em um tempo estimado de 19 minutos, sem paradas, pela Linha 11-Coral da CPTM. O Expresso partirá a cada oito minutos e estará disponível a partir das 13h. Das 18h às 20h também funcionará para o retorno. Sua operação será intercalada com a do Expresso Leste.

Quem insistir em ir de carro ao local deverá encontrar dificuldades. Os estacionamentos do estádio estarão fechados e não há bolsões no entorno. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará uma série de interdições em vias próximas ao Itaquerão – clique aqui e veja o plano detalhado.

Os que quiserem ir de metrô poderão fazê-lo. Além da estação Corinthians-Itaquera, pode ser usada a Artur Alvim, principalmente para quem tem ingresso dos setores oeste e sul. As duas ficam a menos de 1 km do estádio.

De acordo com reportagem do Portal da Copa do governo federal brasileiro, Corinthians também testará uma cultura ainda incipiente entre os torcedores de futebol no país: o respeito aos assentos numerados. Ainda que não haja obrigação, haverá um esforço para que o público ocupe os locais marcados, principalmente nos setores oeste e leste inferiores, os mais nobres.

O Corinthians não anunciou o número de bilhetes colocados à venda, mas a estimativa é que cerca de 40 mil pessoas estejam no estádio neste domingo. Ainda segundo o Portal da Copa, os visitantes serão alocados em uma parte do setor sul e serão separados da torcida corintiana por barreiras físicas, interna e externamente. Os ingressos para corintianos estão esgotados.

Os setores norte e sul superiores, que são as arquibancadas provisórias, não serão usados neste domingo por ainda estarem inacabados.

Feriado

Os vereadores paulistanos aprovaram nesta terça-feira (13), em primeira votação, projeto de lei (PL) 185/2014, do Executivo, que declara feriado municipal no dia da abertura da Copa do Mundo. A decisão da Câmara, no entanto, conta com uma emenda.

Pelo texto original, nos outros cinco dias em que houver jogos do Mundial previstos na cidade, a prefeitura fica autorizada a decretar feriado – o jogo Uruguai x Inglaterra cai no Corpus Christi e 9 de julho, dia de semifinal, já é feriado estadual. A emenda proposta pela liderança do governo prevê que nesses dias o Executivo possa decretar apenas ponto facultativo.

Na justificativa da proposta, o prefeito Fernando Haddad defende que é “fundamental garantir a redução expressiva do trânsito, impedindo eventual colapso do sistema viário, descongestionando o transporte público rodoviário e a rede metroferroviária”.

O PL prevê que “deverão funcionar as unidades públicas municipais cujas atividades não possam sofrer solução de continuidade, podendo, nas demais, a critério dos titulares dos respectivos órgãos, ser instituído regime de plantão, nos casos julgados necessários”.

Venda de bebida alcoólica

A liberação da venda de bebida alcoólica no Itaquerão em dias de Copa do Mundo também faz parte do PL proposto pela prefeitura e trata-se de acordo feito entre o governo federal e a Fifa.

Ao todo, o projeto recebeu 30 votos a favor e 15 contra. O texto passará ainda por uma segunda votação na Câmara antes de ser encaminhado para sanção do prefeito.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.