São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 29/06/2021

Demolição do Tobogã do estádio do Pacaembu é 1º passo de modernização

Por Esportividade

Estádio do Pacaembu (Edson Lopes Jr./Secom)

O estádio do Pacaembu começará nesta terça-feira, 29 de junho de 2021, a ganhar nova cara. Allegra Pacaembu, concessionária que administra o complexo esportivo desde 25 de janeiro de 2020, dará início à demolição do Tobogã, no lugar do qual será construído o edifício multifuncional que será o “coração” do novo negócio, pois abrigará centro de convenções e eventos, estacionamento, lojas, restaurantes e áreas públicas. Na sequência, serão reformadas as arquibancadas laterais leste e oeste, criando novos espaços para eventos e hospitalidade. A operação do Museu do Futebol não será afetada.

Edifício multiúso a ser construído no lugar do Tobogã (Allegra/Divulgação)

“O objetivo da obra é elevar o nível de conforto e segurança em todo o complexo, transformando o equipamento octogenário no maior e melhor centro de convivência, esporte, cultura e lazer da cidade de São Paulo. O clube poliesportivo também será totalmente restaurado, recuperando a arquitetura original, da década de 1940, e seguindo as diretrizes dos conselhos de preservação do patrimônio histórico”, diz a Allegra, que prevê investimento total de aproximadamente R$ 400 milhões no equipamento público tombado.

Estádio do Pacaembu: projeção pós-reforma (Allegra/Divulgação)

Cerca de 30 operários trabalharão na demolição do Tobogã, que durará de três a quatro meses. Estima-se que praticamente todo o concreto da arquibancada seja reaproveitado na própria obra. Esse material será armazenado na área do campo de futebol.

Arquibancada lateral e camarotes: como ficarão (Allegra/Divulgação)

Sob as arquibancadas laterais, haverá novos banheiros e lanchonetes – além de espaços para outras programações, como a “arena de eSports”. Estão previstas ainda a reformulação das áreas de imprensa, a criação de 25 camarotes e a implantação do desenho universal para ampla acessibilidade aos espaços do Pacaembu. De acordo com a Allegra, a fachada histórica do estádio e a arquibancada norte, localizada na “curva da ferradura” (setores Verde e Amarelo), serão totalmente restauradas.

Clube poliesportivo 

Piscina olímpica aquecida do complexo esportivo do Pacaembu (Esportividade)

“O ginásio voltará a ter uma abertura na fachada norte, e os arcos de madeira que compõem sua cobertura serão completamente recuperados, readquirindo o aspecto original. Já o de tênis também terá sua cobertura original recuperada e áreas internas completamente restauradas. A piscina, que permanecerá com acesso livre e gratuito aos paulistanos, contará com lanchonete, banheiros e vestiários renovados e arquibancada restaurada. Já a quadra de tênis externa receberá uma nova abertura para o Boulevard, local onde hoje funciona o estacionamento e dará espaço a uma futura praça de convivência”, afirma a concessionária.

Deixe seu comentário