São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 05/05/2014

Dicas para você prevenir e evitar lesões durante os exercícios físicos

Por Dr. Gustavo Arliani

13557660505_2c1524aa4a_z

Nas últimas décadas temos observado em todo o mundo, inclusive no Brasil, um grande aumento do número de praticantes de atividades esportivas. Muito dessa elevação se deve à ampla divulgação pelos meios de comunicação sobre os benefícios à saúde da prática regular de exercícios físicos, como melhor qualidade de vida e redução do risco de várias doenças. No entanto, sabemos que esses efeitos benéficos devem ser equilibrados com as lesões que são, até certo ponto, inevitáveis.

No Reino Unido, são estimadas 10 milhões de lesões relacionadas à prática esportiva anualmente. Já na Suécia, a incidência encontrada de lesões esportivas foi de 22,5 a cada 1.000 habitantes/ano. Esses números mostram não somente a enorme importância médica, como também social do problema. A maior parte dessas lesões não são graves, mas normalmente são dolorosas e levam a um afastamento temporário das atividades laborais e esportivas. Isso demonstra a importância que a prevenção de lesões deve ter.

Nesse contexto, as lesões musculares encontram-se entre as mais comuns, sendo responsáveis por aproximadamente de 10% a 55% de todas as lesões esportivas. Sabemos que cada modalidade esportiva apresenta uma certa gama de lesões mais comuns. No futebol, por exemplo, as lesões mais comuns são as localizadas nos membros inferiores, como lesões musculares e entorses de tornozelo e joelho.

As principais causas de lesão no esporte em geral são relacionadas a fatores físicos como desequilíbrios musculares, contusões durante a prática esportiva, treinamento excessivo, fadiga e características físicas do indivíduo. No entanto, outros fatores, como condições do piso onde o esporte é praticado, falta de equipamentos adequados e problemas de origem psicológica, também podem influenciar no aumento do risco de lesões. Aí vem a pergunta: mas Dr. Gustavo, como devo proceder para evitar essas lesões?

É claro que para cada tipo de lesão existe um trabalho preventivo específico. Mas, de maneira geral, a preparação do esportista no que diz respeito ao alongamento, fortalecimento e propriocepção/equilíbrio dos membros inferiores é de extrema importância na prevenção de lesões. Sem falar, também, da utilização de equipamentos adequados (tênis, chuteira, caneleira etc) para a prática esportiva e da orientação e avaliação médica prévia. Outros fatores importantes na prevenção de lesões no esporte são a alimentação e a carga adequada de exercícios.

Uma alimentação balanceada é de grande importância na prevenção de lesões. Durante a prática esportiva as reservas de açúcar (glicogênio) e outros nutrientes são consumidas e uma alimentação rica em carboidratos, por exemplo, será responsável pela reposição do glicogênio muscular. Na ausência deste, o músculo torna-se fraco e cansado e assim mais propenso a lesões. A reposição dos eletrólitos e sais deve ser realizada pela hidratação adequada antes, durante e depois das atividades físicas.

Já quanto à carga, podemos dizer que os exercícios físicos devem ser realizados na medida certa e não de maneira excessiva – visto que o não respeito aos limites corporais pode levar a um efeito contrário ao esperado. Alguns sintomas que podem evidenciar que algo está errado são: dores excessivas pelo corpo, fadiga, apatia e distúrbios alimentares e do sono. Em casos em que o esportista não ”ouve” o seu corpo o passo seguinte é a ocorrência de lesões.

Legal! Com este artigo espero ter alertado os inúmeros praticantes de esporte do país para a importância nas medidas de prevenção de lesões durante a prática esportiva.

Afinal, prevenir é melhor que remediar!

Bom exercício a todos.

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.