São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Golfe 20/01/2016

Em SP, Brasil Champions ajuda na definição dos 60 golfistas olímpicos

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
O campeão Jon Curran (Zeca Resendes/CBG)

O campeão de 2014 Jon Curran (Zeca Resendes/CBG)

Mais um evento esportivo internacional, o quinto, está confirmado para o primeiro semestre na região metropolitana de São Paulo. O Brasil Champions de golfe será disputado de 31 de março a 3 de abril no belo São Paulo Golf Club, na zona sul da capital paulista. O evento, segundo o calendário 2016 do Web.com Tour, ao qual ele pertence, distribuirá US$ 700 mil em prêmios.

Trata-se da quarta etapa da temporada do circuito de acesso ao badalado PGA Tour norte-americano. Os 25 golfistas que mais lucram em um ano do Web.com Tour podem participar do PGA Tour no ano seguinte.

O Brasil Champions vai ter um significado diferente em 2016: será realizado quatro meses antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e justamente na capital fluminense a modalidade voltará a ser olímpica.

O ranking mundial que vai valer para a definição dos golfistas olímpicos será o do dia 11 de julho de 2016, ou seja, vagas ainda estarão em disputa durante o Brasil Champions de 2016.

Sessenta jogadores de golfe e sessenta jogadoras vão participar da Olimpíada. Os 15 mais bem ranqueados de cada sexo nesse dia terão presença assegurada. Após essa definição, o ranking também será usado para as demais.

Do 16º para trás existe um limite de dois atletas por país para aqueles que não tiverem já completado sua cota com os do top 15. Quatro golfistas por país é o teto da classificação pelo top 15, ou seja, se houver cinco norte-americanos entre os 15 primeiros, o último deles não irá à Olimpíada.

Cada um dos cinco continentes contará com ao menos um golfista na competição masculina e um na feminina. Caso isso não seja obtido pelo sistema mencionado acima, mesmo assim o golfista mais bem ranqueado do continente em questão estará no Rio-2016.

O Brasil, país-sede, tem um golfista e uma golfista assegurados no Rio-2016. Adilson da Silva, 340º nesta quarta-feira (20 de janeiro), Lucas Lee, 375º, e Alexandre Rocha, 595º, são os que disputam mais intensamente uma vaga. Victoria Lovelady, 503ª, e Miriam Nagl, 603ª, lideram a disputa feminina.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.