São Paulo - região metropolitana
Hipismo 16/10/2014

Evento de hipismo em SP é uma boa chance para os espectadores novatos

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Picadeiro da Sociedade Hípica Paulista (Luis Ruas/SHP)

Picadeiro da Sociedade Hípica Paulista (Luis Ruas/SHP)

A 24ª edição do Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014 é uma grande oportunidade para quem não tem familiaridade com hipismo ter seu primeiro contato com a modalidade, que costuma trazer bons resultados ao Brasil em Olimpíadas. As condições são as mais favoráveis possíveis ao espectador, pois se trata de um evento gratuito e em área coberta da Sociedade Hípica Paulista. E não se trata de um local “fora de mão”: quem desembarca na estação Berrini da CPTM faz uma caminhada de cerca de 1,2 km até lá. E ainda há estacionamento na rua Guaraiúvas, 1.300, por R$ 25.

Grande nome do evento, Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, brasileiro mais bem colocado no ranking mundial de saltos (38º), explica as vantagens da competição para os espectadores: “Pelo fato de ser indoor o público fica muito mais perto da arena. Em qualquer lugar em que você ficar, você que vai acompanhar muito de perto tudo o que acontece aqui. Outra vantagem é que, mesmo se o tempo não estiver legal, é um programa muito bom para a família porque as pessoas ficam no coberto assistindo a um concurso de altíssimo nível”.

Serão realizadas 17 provas da série nacional e outras da série internacional; o Grande Prêmio desta é válido pelo ranking brasileiro sênior top e pelo ranking da Federação Equestre Internacional (FEI). Além disso, estão programados a tradicional prova carro x cavalo, leilão de cavalos e leilão beneficente de joias, vinhos e objetos de arte com renda revertida ao programa de equoterapia da SHP, destinado às crianças carentes. Haverá ainda o espaço Lego exclusivo para crianças, com exposição de esculturas da Lego, onde a garotada poderá ainda fazer passeios de minipôneis, e uma área de alimentação.

Doda Miranda no evento de 2013 (Luis Ruas)

Doda Miranda no evento de 2013 (Luis Ruas)

Mas o medalhista de bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000 com a equipe brasileira não contará com cavalos próprios no evento e ainda não sabe se competirá no Grande Prêmio. “Farei como no ano passado: começo nas provas mais baixas, tento me adaptar aos cavalos e vejo o quanto consigo crescer na competição”, disse Doda.

“Se eu sentir que possa ter uma boa apresentação no Grande Prêmio, me inscreverei nele. Quero tentar prestigiar o público nessas provas iniciais e, se tudo der certo, tentar o Grande Prêmio, em que fiquei em quarto em 2013. Minha estratégia é não forçar no começo do evento para poder priorizar minha adaptação aos cavalos, que montei pela primeira vez ontem [terça-feira], e aí, se eu sentir confiança, perceber que os cavalos correspondem e eu possa ter um bom resultado no GP, o disputarei.” Em setembro, Doda foi integrante do time brasileiro quinto colocado nos Jogos Equestres Mundiais.

O 24ª edição do Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014 já está em andamento e vai até domingo, dia 19. Clique aqui e veja a programação.

Bastidores do evento

Segundo Marco Aurélio Garcia, diretor de negócios e relacionamentos do concurso, a Sociedade Hípica Paulista possui o maior vão livre equestre do mundo, o picadeiro coberto onde é feito o evento. “Depois de 24 anos, já nos acostumamos a ter um esquema para causar o mínimo de impacto possível ao associado da SHP. Demoramos de 30 a 40 dias para fazer a montagem. É algo que sai do zero: colocamos arquibancadas, camarotes e boulevard com lojas e praça de alimentação. É uma estrutura para receber 30 mil pessoas ao longo dos dias aqui. Temos condições de receber simultaneamente e confortavelmente 4,5 mil pessoas”, afirmou.

Apesar do momento econômico não muito favorável no Brasil, o Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014 não dará prejuízo à SHP. “Nós abolimos o modelo de patrocínio e instituímos um de negócio customizado. Conversamos com os parceiros investidores, os quais nós não chamamos mais de patrocinadores, e entendemos a necessidade deles. O evento, além de gerar visibilidade, que é o que o patrocínio busca, foi transformado em uma ferramenta, um fórum de negócios. As empresas trazem aqui seus principais clientes. Não usaria o termo feira, porque em feira você expõe alguma coisa, e aqui se trata de relacionamento. Graças a esse novo modelo, o evento foi completamente viabilizado; conseguimos igualar gastos e ganhos”, afirmou Marco Aurélio.

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