São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 12/02/2015

Lesões podem definir quem será ou não campeão no futebol em 2015

Por Dr. Gustavo Arliani

5078647611_609dba6820_z

Os campeonatos regionais de futebol profissional em 2015 já começaram no Brasil. Os clubes em todo o país trabalharam alguns dias na pré-temporada no início do ano objetivando um melhor desempenho durante a temporada.

Diversas avaliações médicas, de desempenho e performance são realizadas nos atletas profissionais no início do ano e permitem uma liberação segura dos jogadores para a prática do esporte. No entanto, outro fator importante deve ser levado em consideração pelos clubes para bom desempenho na temporada: as lesões.

As lesões são comuns no futebol profissional e são a principal razão de indisponibilidade de jogadores em treinamentos e jogos. Dessa forma, as lesões durante uma temporada podem ter um impacto considerável no desempenho e no resultado de uma equipe nos campeonatos disputados.

Um estudo realizado na Europa envolvendo clubes de elite mostrou que as equipes com menores taxas de lesão durante uma temporada tiveram melhor desempenho nos campeonatos nacionais e nas ligas europeias.

Como sabemos, os tipos mais comuns de lesões do esporte são os entorses de joelho e tornozelo, estiramentos musculares/ligamentares e contusões. Essas injúrias que causam afastamento dos jogadores de treinos e jogos podem causar um impacto negativo nos resultados de suas equipes.

Assim, para reduzir a incidência global de lesões e melhorar os resultados dos clubes em uma temporada, esses tipos de lesões devem ser alvo constante de estratégias preventivas. E estudos mostram que é possível que algumas dessas lesões no futebol sejam evitadas. A própria Fifa incentiva a utilização em todo planeta do seu programa de prevenção de lesões, o Fifa 11+.

Esse programa mostrou-se efetivo, reduzindo por volta de 40% as lesões dos jogadores ao longo de uma temporada.

Logo, a associação entre lesões e desempenho dos clubes em uma temporada é provavelmente uma das mensagens mais importantes para transmitir aos técnicos, comissão técnica, dirigentes e médicos de clubes desportivos profissionais, buscando um avanço cada vez maior na melhora dos serviços médicos voltados para os jogadores e aumentando os esforços na prevenção de lesões.

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.