São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Ciclismo 02/08/2021

Mais 6,5 quilômetros da ciclovia do rio Pinheiros passam a ser iluminados

Por Esportividade

Ciclista pedala na ciclovia do rio Pinheiros (Enel/Divulgação)

No último dia de julho de 2021, foi entregue à população a segunda fase do sistema de iluminação da ciclovia do rio Pinheiros. Segundo o governo estadual de São Paulo, foram adicionados 260 pontos de iluminação inteligente no trecho entre a ponte do Jaguaré e a Cidade Jardim, na zona oeste da capital paulista, totalizando cerca de 6,5 km de extensão.

“Tínhamos aqui 3 km [e 130 pontos], agora já temos [quase] 10 km de iluminação, câmeras de segurança, e vamos chegar a 21,5 km, que é a extensão plena deste parque, com a iluminação LED”, disse o governador João Doria.

“Já temos um total de 110 mil ciclistas por mês, número esse que vem se expandido, além de 68 mil na outra margem; são praticamente 180 mil ciclistas por mês.”

A Enel introduziu em parte do projeto uma tecnologia que permite o gerenciamento do sistema de forma remota e estuda implantar ainda uma “série de tecnologias de cidades inteligentes de última geração no local”, como wi-fi público, sensores e câmeras.

“A implantação do sistema de iluminação pública, além de trazer mais segurança aos ciclistas que frequentam o local, vai possibilitar a ampliação do horário de funcionamento da ciclovia para o período noturno”, diz a empresa.

Por enquanto, a pista está aberta diariamente entre 5h30 e 18h30 e pode ser acessada pelos usuários por seis pontos diferentes, localizados na rua Miguel Yunes (entre estações Jurubatuba e Autódromo da CPTM), na estação Jurubatuba, na passarela da Emae (junto à estação Vila Olímpia), na estação Santo Amaro, na passarela parque do Povo e na ponte Cidade Universitária.

Em março de 2020, a empresa Farah Service tornou-se a gestora da ciclovia do rio Pinheiros, podendo explorá-la comercialmente, e passou a investir em recapeamento e pintura da pista, sinalização, limpeza e jardinagem. Os ciclistas ganharam mais áreas de apoio.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste site jornalístico.