São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Minhocão fica nas tardes de sábado para ciclistas, corredores e skatistas

Por Esportividade
Corrida temática Marvel Run/Desafio Vingadores no Minhocão (Divulgação)

Corrida temática Marvel Run/Desafio Vingadores no Minhocão (Divulgação)

A ampliação da restrição da circulação de automóveis no elevado Costa e Silva dá ao paulistano mais opções de treinamento de modalidades esportivas como ciclismo, corrida de rua e skate. Assim como nos dois mais recentes fins de semana, o Minhocão será aberto exclusivamente aos pedestres e ciclistas a partir das 15h de sábado. A reabertura ao trânsito de automóveis continuará a ocorrer às 6h30 das segundas-feiras.

Antes dessa medida, já estava estabelecido por lei (12.152 de 23 de julho de 1996) o fechamento do elevado aos domingos e feriados. Segundo ela, das 21h30 às 6h30 de segunda-feira a sábado também não pode haver tráfego de automóveis lá. No entanto, um projeto de lei do vereador José Police Neto tem como objetivo alterá-la para fazer a restrição vigorar no sábado inteiro.

“Estudos realizados nos dias 20 de junho e 4 de julho de 2015 indicaram que o trânsito na região transcorreu dentro da normalidade, bem como o serviço de transporte coletivo”, diz a Companhia de Engenharia de Tráfego. O Conselho da Cidade aprovou em 1º de julho a ideia.

“Os motoristas continuarão a ser orientados por agentes da CET para a utilização de rotas alternativas. No sentido leste/oeste, o trajeto vai ser por praça Roosevelt, rua Amaral Gurgel, largo do Arouche, avenida Duque de Caxias, avenida São João, avenida General Olímpio da Silveira e avenida Francisco Matarazzo. No sentido oeste/leste, vai ser por avenida General Olímpio da Silveira, rua das Palmeiras, rua Sebastião Pereira, rua Amaral Gurgel e praça Roosevelt.”

O Minhocão já é tradicionalmente um local de muitas competições esportivas, principalmente de corridas de rua. Provas de 10 km cuja largada acontece na praça Charles Miller, no Pacaembu, normalmente o usam.

O trecho do elevado Costa e Silva “entre cancelas”, o que fica aberto só aos pedestres e aos ciclistas nos dias de restrição veicular, possui cerca de 2,7 km (mesma extensão da ciclovia da Paulista), ou seja, quem completa uma “volta” percorre aproximadamente 5,4 km no Minhocão.

Avenida Paulista

Avenida Paulista só para pedestres e ciclistas em 28/06/2015 (Leon Rodrigues/SECOM)

Avenida Paulista só para pedestres e ciclistas em 28/06/2015 (Leon Rodrigues/SECOM)

Depois do ato de inauguração da ciclovia da avenida Paulista, que aconteceu em 28 de junho, ganhou força a ideia de fechamento da via aos domingos. Os moradores teriam direito a uma espécie de credencial para poderem sair das garagens e haveria operação especial para ambulâncias.

O secretário municipal Jilmar Tatto (Transportes) apoia esse fechamento aos domingos. “Seria bom fazer da Paulista, aos domingos, um grande parque, onde as pessoas pudessem passear com tranquilidade, com segurança. Do ponto de vista da circulação viária, não há dificuldade nenhuma. Eu conversei com a área técnica da CET, e eles conseguem montar uma operação especial para acesso aos hospitais. E para os moradores a gente consegue dar uma autorização especial; o mesmo para a área de comércio, os hotéis. Para os shoppings, há alternativas nas vias paralelas. Estudamos isso tecnicamente. Não estaríamos reinventando a roda: em todos os lugares do mundo isso acontece. Está em teste”, disse

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.