São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Nutrição 30/01/2014

O que vale mais: o peso corporal ou percentual de gordura?

Por Alex Whitaker

nabalanca

É preciso já deixar claro: emagrecer e perder peso não são a mesma coisa. O indivíduo pode perder peso na balança sem emagrecer ou, até mesmo, perceber roupas mais folgadas sem redução na balança. Como é possível?

Quando se perde peso, há uma redução da massa corporal total. Já ao emagrecer o volume de gordura corporal diminui, ou seja, a massa magra, os ossos e os músculos se mantêm ou podem aumentar (no caso especifico dos músculos). Dessa forma, é possível identificar as diferenças entre peso corporal e percentual de gordura.

O peso corporal é medido por meio da balança, que identifica o volume total do indivíduo sem especificar a quantidade de musculatura presente no corpo, enquanto o percentual de gordura é medido por equipamentos específicos, que mapeiam a massa magra do corpo.

Exercícios físicos com alimentação equilibrada e adequada a cada tipo de organismo auxiliam no desenvolvimento e na manutenção de massa magra. Mas é bom ficar alerta: excesso de atividade física e pouca alimentação acabam degradando a massa muscular. Isso acontece porque a massa muscular passa a ser usada como fonte de energia. O mesmo acontece com pessoas que passam por longos períodos sem se alimentar.

Perder gordura é a forma mais saudável de emagrecer. Assim, é possível promover uma mudança na composição corporal sem interferir na balança (substituindo gordura por massa muscular). Além do que, em estado de repouso, a massa muscular acelera o metabolismo, consumindo mais energia do organismo.

Sobre Alexsander Whitaker

É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.

Comentários


  • deisi disse:

    deveria detalhar com exemplos e mais conteudo

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.