São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 13/12/2021

Opostas, corridas Centauro e Sargento Gonzaguinha complementam-se em SP

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Vibração na reta final da Corrida Sargento Gonzaguinha de 2021 (Esportividade)

Os dois principais eventos de corrida de rua do fim de semana, 11 e 12 de dezembro de 2021, na cidade de São Paulo não tinham a ver um com o outro. Enquanto a Corrida Centauro estreava, a Sargento Gonzaguinha chegava à sua 54ª edição. Ao passo que a estreante foi paga totalmente pela rede de lojas de artigos esportivos, a veterana dependeu, essencialmente, das inscrições vendidas. Apesar dessas diferenças, uma complementou a outra.

Chegada da Corrida Centauro (Esportividade)

Com inscrições gratuitas e sem ajuda da Lei de Incentivo ao Esporte (algo raríssimo), a Corrida Centauro levou mais de 650 pessoas ao parque Villa-Lobos, na zona oeste, e lhes ofereceu mais que teriam na maioria das provas pagas – havia até gravação de medalha grátis. Montada em uma ampla praça circular gramada do parque, a base do evento foi, além de um espaço de largada, chegada e serviços, um lugar onde pessoas que não se viam desde antes da pandemia de covid-19 puderam se encontrar e conversar (o pós-prova da Gonzaguinha também foi assim).

Ambiente familiar na Centauro (Esportividade)

O fato de a Corrida Centauro, de 5 km, ter acontecido no sábado (11/12) contribuiu para a sensação de que aquele momento era o de abertura do fim de semana esportivo, uma vez que não concorria com as provas de domingo. Baterias infantis deixaram familiar o ambiente.

Metros finais da Corrida Sargento Gonzaguinha de 2021 (Esportividade)

A Sargento Gonzaguinha, por sua vez, foi realizada “na raça” em 2021, pois havia menos recursos disponíveis que em outras edições. A Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) assumiu a organização do evento da Escola de Educação Física da Polícia Militar (EEFPM). Embora em alguns aspectos – a camiseta não era de poliamida, por exemplo – tenha ficado evidente a restrição orçamentária, em outros os atletas não a percebiam – como no apoio de percurso e na elegante medalha giratória.

Atletas da Sargento Gonzaguinha sob ponte Cruzeiro do Sul (Esportividade)

A prova de 15 km, a primeira a passar pela marginal do rio Tietê em dois anos, foi concluída por 1.829 corredores, e 478 completaram a de 4 km. Na manhã de sábado, crianças correram na pista da EEFPM.

Reta final da Corrida Centauro (Esportividade)

Quem pôde participar de ambos os eventos, Corrida Centauro e Sargento Gonzaguinha, notou a diferença – no bom sentido. E o fim de semana esportivo ficou completo: 20 km corridos e muita história para contar.

Corrida Centauro: fotos (clique aqui); resultados (clique aqui)

Corrida Sargento Gonzaguinha: fotos (clique aqui); resultados (clique aqui)

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.