São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Parques municipais de São Paulo voltam a abrir aos fins de semana e feriados

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Parque da Aclimação, na região central de São Paulo (Esportividade)

Os parques municipais da cidade de São Paulo estarão abertos no fim de semana prolongado que vem, dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2020, o que vai marcar a reabertura das áreas verdes aos sábados, domingos e feriados. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas nesta segunda-feira (26), 16 dias depois de a capital paulista ter avançado à fase Verde do Plano São Paulo, no Ibirapuera, que acabou de ter sua gestão assumida pela iniciativa privada (pela Construcap), concessão que durará 35 anos.

Setenta dos parques municipais foram reabertos em julho, mas com horário restrito, e voltaram a ficar com portões liberados em horário normal (de dias úteis) em agosto, o que também ocorreu com os principais estaduais.

Corredor no parque Villa-Lobos (Caio Pimenta/SPTuris)

Agora os parques municipais funcionarão também aos fins de semana e feriados, e os estaduais, como o Villa-Lobos, o da Água Branca, o Horto Florestal, o da Juventude e o Ecológico do Tietê, igualmente vão estar liberados a partir de sábado, dia 31.

Devido à pandemia em curso, a da covid-19, ainda há obrigatoriedade do uso de máscara e restrições a atividades que possam gerar aglomeração (além disso, as quadras poliesportivas e os campos de futebol continuam fechados). Existe uma limitação de 60% da capacidade das áreas verdes; caso esse limite seja excedido, não será possível a entrada de mais visitantes. Cada um deve levar sua própria garrafa de água.

Ainda não existe previsão, porém, de quando a avenida Paulista voltará a ser um espaço de lazer aos domingos. “É [um caso] mais complicado, pois é mais difícil você manter a quantidade de pessoas. Nos parques, você consegue contá-las para manter um índice de ocupação de 60%. Na Paulista, há inúmeros pontos de entrada e saída. É mais complicado, então, fazer a contagem e segurar a aglomeração”, afirmou Covas.

Ciclofaixa no sambódromo do Anhembi (Esportividade)

Neste sábado (31), será inaugurada a Arena de Lazer do sambódromo do Anhembi, com ciclofaixa, a ficar aberta à população quando não houver eventos lá (das 8h às 18h). Skatistas e patinadores poderão aproveitar uma ampla área asfaltada.

Retomada das provas:
Corrida de verificação de protocolo de São Paulo mostra ser mais segura que parques

Leia também:
Centros esportivos e CDCs municipais de São Paulo voltam a funcionar em horário normal

Comentários


  • Matheus Moreira disse:

    O Ibiraquera também está liberado aos finais de semana ?

  • C.Goes disse:

    Até quando esses ditadorezinhos vão restringir a liberdade total de ir e vir do cidadão?
    Tudo já deveria estar aberto e funcionando normalmente.
    O povo já não aguenta mais essas mentiras, o Lockdown, uma farsa inventada para impor medo e garantias de roubo aos cofres públicos!

  • Segunda-feira, é provável que os parques fechem de novo aos finais de semana, não é nos Parques que a contaminação está aumentando, e sim nas baladas da Z.Sul de madrugada, e nos Pancadões em toda a cidade, e nas praias lotadas, mas vai sobrar pros Parques, aguardemos a segunda-feira.

  • Deixe seu comentário