São Paulo - região metropolitana

Prefeitura de São Paulo faz ‘aposta’ e dá cargo a ex-presidente do Pinheiros

Por Esportividade
Luis Eduardo Dutra Rodrigues (Seme)

Luis Eduardo Dutra Rodrigues (Seme)

A Prefeitura de São Paulo escolheu Luis Eduardo Dutra Rodrigues, ex-presidente do Esporte Clube Pinheiros, para comandar a Coordenadoria de Gestão do Esporte de Alto Rendimento da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Quem estava temporariamente à frente dela era Ronan Kayano Genoino após a saída do ex-judoca Rogério Sampaio, medalhista de ouro em Barcelona-1992.

Dutra deixou a presidência pinheirense neste ano após a eleição de Roberto Cappellano. Agora assume um cargo cuja principal função é tomar conta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, “fábrica de atletas”.

O secretário Celso Jatene aposta na experiência de Dutra. “Hoje estamos fazendo uma aposta. Depois de muitos anos com ex-atletas na direção do COTP, convidei o Dutra, que já foi presidente do EC Pinheiros e que há muitos anos vem oferecendo para o Brasil grandes atletas, e eu tenho de certeza que o Luis Eduardo Dutra Rodrigues com todo o seu conhecimento vai nos ajudar e muito. Ele vai trazer a experiência do privado para o público”, disse Jatene.

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa tem quase mil atletas das seguintes modalidades: atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei.

Todos esses atletas do COTP recebem gratuitamente atendimento médico, odontológico e psicológico, assistência social, fisioterapia, lanches e auxílio transporte durante toda a sua preparação esportiva. As meninas do time de futebol que disputa campeonatos adultos, patrocinado pelo São Cristóvão Saúde, têm direito a mais benefícios.

Saída de Sampaio

“Por problemas pessoais, por morar em Santos e ter dificuldades pela distância, ele pediu desligamento”, disse Ronan, que está na coordenadoria desde fevereiro de 2013. “A missão que recebi é a de tocar o trabalho que era realizado pelo Rogério, com o qual a secretaria estava contente. Minha ideia é manter como estavam as coisas, que estavam indo bem.”

A coordenadoria cuida, por exemplo, do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. “É responsável pela gestão das atividades e da estrutura do COTP, que conta com cerca de 900 atletas, dez modalidades – todas elas olímpicas”, explicou o filho de José Genoino, que cursou Esporte na USP (bacharelado) e Gestão Aplicada ao Esporte na Trevisan. A maioria dos atletas de lá é menor de idade, ou seja, as categorias de base são o foco, mas o futebol feminino conta com time adulto que disputa campeonatos da FPF e da CBF.

Em março deste ano foi inaugurado o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP) no Centro Esportivo Joerg Bruder, em Santo Amaro, mas é fruto de um convênio realizado com o Instituto Península, um braço de investimento social da família de Abilio Diniz. As obras foram orçadas em R$ 15 milhões e custeadas inteiramente pelo instituto.

“Peneiras”

A avaliação do futebol feminino do Centro Olímpico (avenida Ibirapuera, 1315) será nesta sexta-feira, dia 3 de julho, no campo do COTP, às 15h30, apenas para garotas nascidas entre os anos de 1998 e 2005 (clique aqui e saiba mais sobre isso).

No vôlei, a “peneira” será realizada nos dias 6 e 7 para meninos das categorias pré-mirim, mirim, infantil e infantojuvenil (clique aqui e saiba mais sobre isso). Os atletas que se destacarem terão de retornar no dia seguinte, 8, para participar da última etapa da avaliação.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.