São Paulo - região metropolitana

Prefeitura de SP conta com dados do Datafolha para planejamento esportivo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Secretário se prepara para "voo" de asa delta em simulador no CE Tietê (Esportividade)

Secretário se prepara para “voo” de asa-delta em simulador no CE Tietê (Esportividade)

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo apresentará à imprensa os resultados de uma pesquisa feita pelo Datafolha sobre os hábitos esportivos do cidadão paulistano. O evento “O esporte visto a 360º” trata justamente disso e está marcado para daqui a exatamente um mês (dia 27 de outubro). Pela primeira vez, segundo o secretário José de Lorenzo Messina, a Prefeitura de São Paulo conta com dados desse tipo para elaborar estratégias para os próximos cinco anos.

“Mais de 3 mil pessoas foram entrevistadas em todo o município”, disse Messina em 24/09. “O Datafolha foi contratado por meio do projeto com a Unesco.” E o Plano Municipal de Esporte, que foi desenvolvido com a Unesco (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do qual faz parte a pesquisa do Datafolha, vai ser mostrado para o público no fim de novembro.

“O próximo governo poderá pautar toda sua política esportiva desenvolvimentista nesse plano, que de fato vai mostrar onde existem as demandas e onde está a oferta. É um mapeamento”, afirmou o secretário ainda em maio.

Independentemente de quem será o próximo prefeito paulistano, Messina terá até o fim deste ano a missão de “passar o bastão” para quem vier a ser seu substituto. “Logicamente haverá um período de transição se ganharmos ou perdermos. O importante é transmitirmos as ideias e os programas para o próximo secretário”, declarou.

Uma das ideias de Messina é tornar a Virada Esportiva – que, segundo ele, já é uma marca consolidada – um evento que poderá ser alvo de chamamento público para que possa ser desenvolvido, contanto que haja contrapartidas e/ou pagamento, por um promotor de eventos (iniciativa privada).

Virada com menor participação de público

A décima Virada Esportiva, ocorrida no fim de semana de 24 e 25 de setembro de 2016, teve, segundo a secretaria, a participação de cerca de 500 mil pessoas, um número bem menor que o de dois anos atrás (2014), quando aproximadamente 2,9 milhões participaram da Virada.

Este foi o ano em que o evento foi menos divulgado, pois as restrições legais pré-eleitorais impediram que a secretaria o anunciasse fora dos canais oficiais. Nem sequer houve um site especial da 10ª Virada Esportiva.

De acordo com um levantamento feito pelo Esportividade, a secretaria gastou R$ 4.261.974,97 com os convênios com a iniciativa privada e a contratação da SPTuris para a realização da Virada Esportiva-2016.

Leia também:
Virada Esportiva começa com atraso de mais de 2h30 no Anhangabaú

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.