São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 08/03/2021

Sem provas, maioria dos corredores faz ‘infeliz aniversário’, e mais meses virão

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Corrida da Mulher SP (Governo do Estado de SP/Divulgação)

Um ano sem corridas de rua para a grande maioria dos praticantes. O dia desse “infeliz aniversário” é esta segunda-feira, 8 de março de 2021. Um ano atrás, eram realizados os mais recentes grandes eventos na cidade de São Paulo, como a Corrida da Mulher SP, promovida pelo governo estadual, nas imediações do parque do Ibirapuera e o Circuito Day Dun no Ipiranga. No fim de semana seguinte, o poder público começou a recomendar o adiamento de provas por causa da pandemia de covid-19.

Chegada da Day Run no parque da Independência (Esportividade)

Desde então, só aconteceu uma na capital paulista, a de verificação de protocolo sanitário, em 24 de outubro de 2021, mas destinada a apenas 138 convidados – sem inscrições à venda ao público. Em outras partes do estado, houve até provas para os corredores amadores, mas com um número bem limitado de participantes – as de trilha foram a maioria.

Reta final da corrida de verificação (Esportividade)

Àquela altura, no fim de outubro, até parecia que dezembro seria o mês inicial de uma retomada gradual das corridas na cidade de São Paulo, mas ficou evidente não muito tempo depois que, em decorrência da piora dos indicadores da covid-19, como novos casos, internações, leitos de UTI ocupados e mortos, essa volta teria de ser postergada.

Apesar de tudo isso, a organização da mais importante e tradicional corrida de rua brasileira, a São Silvestre, continua a dizer que a 96ª edição está prevista para 11 de julho. É evidente, porém, que não será possível acontecer nesse dia.

Avenida Rio Branco, uma das vias da São Silvestre-2019 (Esportividade)

A vacinação está em curso há mais de um mês e meio no Brasil, mas o ritmo atual dela certamente não permite que haja grandes eventos nos próximos meses. O Rock in Rio, que começaria em setembro de 2021, já foi adiado para setembro de 2022.

Não existe ainda perspectiva de normalização do setor de eventos e, por consequência, das corridas de rua. O “infeliz aniversário” vem justamente quando o estado encontra-se na fase Vermelha, a mais restritiva criada pelo governo estadual.

Comentários


  • Não para mim, no dia 06/12/2020 participei do desafio Vento Leste, uma corrida completa medalha , camiseta, troféu , claro para quem os ganhou, não foi quem quis foi muito bom.

  • Deixe seu comentário