São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 31/10/2013

Setores temporários são montados na Arena Corinthians; gramado aprovado

Por Esportividade
Gramado da Arena Corinthians sendo avaliado pela Fifa

Gramado da Arena Corinthians sendo avaliado pela Fifa

O início de semana foi cheio de novidades na Arena Corinthians. As arquibancadas temporárias começaram a ser construídas especialmente para a Copa do Mundo de 2014; a Fifa aprovou o gramado do estádio de Itaquera, que será entregue em dezembro de 2013.

No total, de acordo com a assessoria de imprensa corintiana, serão  21.160 lugares removíveis. O lado leste ficará com 17.622 assentos – entre fixos e removíveis – durante a Copa do Mundo. Somadas, as duas estruturas tubulares, que sustentarão as arquibancadas feitas de madeirite naval, proporcionam 1.170 lugares a mais. Então, após receber os jogos do Mundial, o setor voltará a contar com 16.452 assentos. As arquibancadas removíveis estarão presentes em maior número nos setores norte e sul, com 9.378 assentos em cada um. O lado oeste também possuirá 1.234 lugares móveis.

Técnicos da Fifa visitaram a Arena Corinthians em 30 de outubro e aprovaram o gramado em todas as especificações: textura/dureza, resistência à tração, densidade/uniformidade, nivelamento, temperatura e umidade, segundo a construtora Odebrecht.

“É um gramado em que são utilizadas as mais modernas tecnologias disponíveis no mundo, a começar pela sua subestrutura dotada sistemas de drenagem a gravidade e por sucção – este tipo só usado em dias chuvas muitas intensas antes ou durante uma partida”, explica a empresa em nota.

“Em meio às raízes da grama, cujas sementes foram importadas dos Estados Unidos (do tipo raygrass, especial para o inverno e muito usado em campos europeus), circulam milhares de metros de finos tubos de plásticos pelos quais o sistema faz circular água gelada para que, durante o verão, ela se mantenha viva e apta para jogos, assim como nas outras estações do ano.”

Teoricamente o gramado está pronto para um jogo, mas recebe tratamentos diários. A construtora explica também que, nos próximos dias, será feito um novo “plantio”, mas desta vez será de grama artificial, cujos fios serão introduzidos até as raízes da grama natural. Os fios artificiais, que ocuparão apenas 7% da área total do gramado, têm a função de deixar o gramado mais denso e resistente às trações de jogo.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.