São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Fim de semana 23/01/2015

Tradição e modernidade convivem no fim de semana de 461 anos de SP

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

O esporte é uma das vocações de São Paulo. Não é em qualquer lugar do mundo que se encontra uma cidade com três grandes clubes de futebol e alguns com enorme importância olímpica, como Pinheiros e Paulistano.

A seleção de eventos deste fim de semana de aniversário de 461 anos da capital paulista está diferente, então. Nestes dias 24 e 25 de janeiro você pode conhecer tanto as praças esportivas mais tradicionais do município como as mais modernas.

Fórmula Vee (Luciano Santos/SigCom)

Fórmula Vee (Luciano Santos/SigCom)

Tradição é o que não falta ao autódromo de Interlagos. O circuito, inaugurado oficialmente em maio de 1940, começou a receber a Fórmula 1 em 1972 e, desde 1990, é ininterruptamente a casa do GP do Brasil da categoria. A decisão de campeonato mais espetacular do século XXI aconteceu lá em 2008, quando Lewis Hamilton e Felipe Massa disputavam o título. Antes de Interlagos passar por uma nova fase de modernização, agora envolvendo boxes e paddock, as categorias do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto abrem temporada neste fim de semana. A entrada é gratuita.

Ginásio Antônio Prado Júnior em dia de Paulistano x São José (João Pires/LNB)

Ginásio Antônio Prado Júnior em dia de Paulistano x São José (João Pires/LNB)

Fundado no ano de 1900, o Club Athletico Paulistano é um dos mais importantes da cidade e do país. O São Paulo FC, por exemplo, teve como alguns dos fundadores ex-integrantes do Paulistano, e o vermelho e branco do tricolor vêm do tradicional clube, cuja sede fica entre as ruas Honduras e Estados Unidos, no Jardim América, desde 1917. O basquete do Paulistano é forte, e na temporada passada foi vice-campeão do NBB. Neste sábado, a partir das 18h, enfrenta o Bauru. É necessário o espectador levar 2 kg de alimentos não perecíveis para entrar no ginásio.

Estádio do Pacaembu (Divulgação)

Estádio do Pacaembu (Divulgação)

Outra tradição é a final da Copa São Paulo júnior no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, e no Pacaembu. O estádio, de 1940 e sede paulista da Copa do Mundo de 1950, nesta semana ganhou muitas manchetes pelo fato de a prefeitura ter aberto um chamamento público com a proposta de dar a concessão dele para uma empresa que o modernizar e recuperar o complexo esportivo como um todo. E, enquanto isso está em andamento, o Corinthians tenta obter seu nono título da Copinha. Mas terá de passar pelo Botafogo de Ribeirão Preto, que desbancou outros times grandes na competição.

Jogadores do Corinthians comemoram gol em Itaquera (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Jogadores do Corinthians comemoram gol em Itaquera (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

O amistoso de sábado entre Corinthians e Corinthian-Casuals será uma mistura de modernidade com tradição. A partida entre “irmãos” acontecerá na Arena Corinthians, inaugurada em 2014 e estádio de seis jogos da Copa do Mundo. A história, porém, está no próprio adversário do clube paulistano, o inglês Corinthian-Casuals, o qual surgiu de uma fusão do Casuals com o Corinthian, este que serviu como inspiração para a fundação da equipe brasileira em 1910. Os ingressos continuam à venda.

Times de Palmeiras e Shandong Luneng (Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Times de Palmeiras e Shandong Luneng no Allianz Parque (Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Outro amistoso, mas no domingo, também representa uma união de tempos modernos com antiguidade, mas de uma maneira mais sutil. O Allianz Parque, estádio também inaugurado em 2014, recebe Palmeiras x Red Bull. O confronto em si não tem história nenhuma, mas a data é simbólica: no dia anterior, sábado, terá sido comemorado um centenário. Em 24 de janeiro de 1915, o Palestra Itália entrou em campo pela primeira vez para disputar uma partida oficial. O jogo foi contra o Savóia, no atual município de Votorantim, e terminou com vitória palestrina por 2 a 0, com gols de Bianco e Alegretti.

 Clique aqui e confira a agenda completa.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.