São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Diário de Ferro 21/08/2013

Velho é da sua cabeça

Por Maurício Ramos

jlhglugb-624x173

É interessante reparar nas diferentes reações das pessoas quando eu conto que faço triatlo. A maioria imagina que é algo que está tão fora do seu alcance que fica espantada. Alguns poucos me perguntam, assustados, por que eu resolvi fazer algo tão difícil. Acredito que essa pergunta ilustra como a atividade física está distante do interlocutor, o senso comum superou. Vamos desvendar alguns mistérios bem acessíveis.

Há um preconceito geral de que a idade certa para praticar qualquer esporte é a faixa dos vinte anos, os que estão acima já são considerados experientes ou admirados por continuarem no esporte. Não importa a idade que você tenha, o seu peso, ou o seu estado de saúde, sempre há espaço para atingir seus objetivos ou iniciar um novo esporte. Para comprovar o meu exemplo, vou usar apenas atletas da competição que aparentemente está longe do alcance da maioria devastadora das pessoas, o Ironman. O Ironman é uma prova de triatlo que consiste em nadar três quilômetros e oitocentos metros, pedalar cento e oitenta quilômetros e, por fim, correr uma maratona de quarenta e dois quilômetros. Tudo no mesmo dia e abaixo de dezessete horas. O campeonato mundial é sediado no Havaí, sob o sol impiedoso.

Um dos maiores campeões de todos os tempos dessa competição é um atleta chamado Mark Allen — ele é o segundo e último atleta a conquistar seis campeonatos mundiais de Ironman. E se você acha que ele era uma pessoa muito nova e por isso com mais energia, está enganado. Sua primeira vitória foi com 31 anos, a última com 37 anos. Ele era um atleta profissional e seus treinos consistiam a sua profissão, mas muitas outras pessoas também terminaram essa prova, e a posição na classificação geral nunca apagará o prestígio e a conquista. Digamos que é um vestibular: se passou em primeiro ou em último, não importa, são todos grandes vencedores. Apresento agora a Freira de Ferro, a mulher mais velha a terminar um Ironman. Em 2009, Madonna Buder completou um Ironman no Canadá no mesmo ano em que completava 79 anos de idade. Seu treinamento começou aos 48 anos, seu primeiro triatlo foi aos 52 e desde então já competiu em mais de 325 eventos. Seu primeiro recorde foi aos 75 anos no Ironman Havaí e já quebrou seu próprio recorde mais duas vezes. Em 2011 Craig Alexander quebrou o recorde mundial, levando o título de campeão mundial aos 37 anos.

Talvez um Ironman seja muito pouco para as pessoas mais exigentes, então que tal realizar um Ultraman? Um triatlo realizado em três dias. No primeiro, os atletas nadam dez quilômetros e pedalam cento e quarenta e cinco. No segundo, pedalam duzentos e setenta; no último dia há nada mais que uma corrida de oitenta e quatro quilômetros, o equivalente a duas maratonas olímpicas. Se isso não fosse o suficiente, o maior campeão dessa prova é um brasileiro chamado Alexandre Ribeiro. Ele é o recordista mundial do Ultraman com seis vitórias. Sua última vitória foi com 47 anos.

Se falarmos de grandes campeões que superaram o senso comum e a ciência não podemos deixar de lado o ciclista Lance Armstrong, o qual, apesar de todas as críticas, treinava enquanto fazia quimioterapia para uma metástase no cérebro.

A questão é que você nunca está tão velho, tão gordo ou tão doente que não pode realizar algo espetacular. A única coisa que falta é a coragem de dar o primeiro passo em direção ao pico, o resto é só descida.

Sobre o blog Diário de Ferro

O Diário de Ferro (diariodeferro.com) é um espaço inteligente e criativo para todos os amantes do esporte. Com diversos colunistas em várias áreas, são desenvolvidos debates, discussões e troca de experiências dentro do mundo esportivo. Além disso, acompanhe nossos diários e fique por dentro da forma como pessoas diferentes se relacionam com o esporte, sejam atletas ou entusiastas. Semanalmente o Esportividade publica textos do Diário de Ferro como este que você acabou de ler.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.